
Ah…que delícia… um dos meus favoritos e valeu pela minha persistência em tentar uma hora acertar esse doce que ficou perfeito para o paladar daqui de casa! Infelizmente, essa maravilha de país não produz o mesmo tipo de abóbora usada para o doce sabor Brasil, mas consegui “adaptar” usando a abóbora manteiga. Por ser mais macia do que a abóbora de pescoço, o tempo de cozimento é menor também; acho que a maior dificuldade seria no uso do descanso da abóbora no bicarbonato invés da cal, já que como disse anteriormente, temos que ir adaptando e testando nossa culinária com o que temos disponível no mercado…

Ingredientes
1 kg de abóbora em pedaços
2 xícaras de açúcar
1/2 xícara de água
Cravo e canela em pau a gosto
2 litros de água ou o suficiente para cobrir a abóbora
1 colher de sopa de cal virgem (2 se bicarbonato)
Modo de fazer
Com um garfo, dê uma espetada nos pedaços de abóbora (era assim que minha mãe fazia).

Num recipiente, coloque os dois litros de água com a cal (ou bicarbonato) e misture bem. Adicione os pedaços de abóbora e deixe descansando por umas 3-4 horas.

Após passado esse tempo, lave-os muito bem.
Em uma panela, coloque os pedaços de abóbora lavados, o açúcar, a 1/2 xícara de água, o cravo e a canela em pau.

Deixe cozinhar por uma hora ou menos em fogo médio-baixo, mexendo delicadamente. Espete com um garfo, se sentir que esta macio, está pronto.


Sirva gelado. Enjoy!

obs. A cal usada no doce é comprada no Brasil em loja de material de construção ou lojas de doces e está escrito que é para ser usado especificadamente na fabricação de doces.
